Os 5 problemas básicos do marketing digital. O #1 é o pior para o seu negócio.

Olá, neste artigo quero tratar dos 5 problemas básicos do marketing digital.

Quando digo que qualquer negócio pode se beneficiar do marketing digital, afirmo que este conceito tem ampliado constantemente e não se limita aos exemplos de:

  • empresas industriais
  • comércios
  • prestadores de serviços
  • clínicas odontológicas ou médicas
  • escritórios de advocacia
  • ou quaisquer outros modelos de negócio (físicos ou digitais) que envolvam clientes.

Durante o artigo, vou tratar os problemas como níveis à serem superados pelo seu negócio.

 

Você está preparado?

Então vamos lá…

 

Nível 1: Não sei o que é Marketing Digital.

 

Se você está no nível 1, é fácil passar para o próximo nível.
Eu vou ajudar você aqui e agora!

O que é Marketing Digital?

Marketing são ações de comunicação que sua empresa realiza para:

  • divulgar e comercializar seus produtos ou serviços,
  • reforça o reconhecimento da sua marca,
  • melhorar o relacionamento com os seus clientes,
  • conquistar novos clientes, através do relacionamento com o seu público alvo.

 

O “digital” vem da forma como você realiza estas ações, apoiado pelos meios digitais baseados na internet e telefonia, como: e-mail, SMS, blogs, sites, Google, Youtube, Whatsapp, Facebook e outras redes sociais, como Twitter, Instagran, etc.

 

O que é um lead?

A palavra lead se tornou popular entre empresas que utilizam o marketing digital quando começaram a tratar os visitantes de seus sites como clientes em potencial.

Lead também pode ser definido como alguém que entra em contato com a sua empresa interessado em mais informações sobre o seu produto ou serviço.

A geração de leads é cada vez mais fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Você estará “qualificando” estas pessoas para dar uma oportunidade à sua equipe de vendas.

 

O Marketing Digital pode envolver muitos outros conceitos, mas vamos dar um passo de cada vez.

Nível 2: Não possuo um canal de relacionamento por e-mail com o meus clientes e leads.

Não estamos falando de mandar e receber e-mail dos seus clientes, isso todo mundo faz!
Estamos falando sobre uma comunicação estruturada e automatizada, onde cada e-mail lhe dá uma oportunidade para dizer tudo aquilo que você gostaria para o seu cliente.

 

Ele vai conceder à você o seu tempo e atenção em várias oportunidades, a cada vez que abrir o e-mail que você enviou.
Pense em uma sequência estruturada de e-mails ou em respostas automatizadas (também conhecidas como auto responder), como oportunidades para:
  • envolver novos membros do seu público alvo.
  • para amadurecer e aprofundar o relacionamento com clientes e leads.
  • fornecer mais valor com informações e serviços.
  • solidificar a reputação da sua marca na mente dos clientes.
Enquanto você estiver entregando algum tipo de valor, do ponto de vista deste cliente, ele vai continuar lhe concedendo estas  “oportunidades”, com satisfação. São oportunidades de ouro, não as desperdice!
Existem várias ferramentas para ajudá-lo nesta tarefa com grande eficiência e escala, permitindo a automatização e monitoramento do processo para dezenas, centenas ou milhares de clientes. Detalhe importante: são de baixíssimo custo ou até mesmo gratuitas. Não há desculpas, amigo(a) empreendedor(a)!
 

 

Nível 3: Utilizo o e-mail apenas para vender e não para fortalecer o relacionamento.

 
Muitos empreendedores, quando descobrem a eficiência e alcance da comunicação por e-mail citada no Nível 2, se esquecem que estão em um relacionamento e querem somente “vender”.
Então, dez em cada dez e-mails são de ofertas de seus produtos e serviços. Esqueça! Se fizer isso, você estragará o seu relacionamento com o cliente.
Imagine visitar um cliente e não dizer bom dia, não perguntar como vão as coisas, não discutir a situação sócio-política do país, não comentar sobre as novidades da empresa, e dizer: “- É isso o que tenho para vender hoje, aqui está a foto e este é  o preço”.
Como dito anteriormente, o cliente está concedendo o precioso tempo dele para você, “pague-o” com informações que sejam úteis para o dia a dia dele, sobre sua empresa, seus produtos e serviços e sobre o segmento de vocês.

 

Nível 4: Dou atenção apenas para os clientes e não gero novos leads e oportunidades.

 
É comum queremos dar atenção maior aos nossos clientes, afinal, eles já são nossos “parceiros”.
O fato é que, normalmente, no nosso segmento há um número muito maior de “potenciais clientes” do que de clientes.
Não podemos perder a oportunidades de “capturar” estes leads, que de alguma forma entraram em contato através do nosso site ou fanpage.
Se pudermos obter apenas o seu e-mail (esqueça formulários de cadastro com telefone, CNPJ/CPF, endereço, etc.), poderemos, através de uma comunicação estruturada baseada em e-mails, dizer para este lead tudo o que gostaríamos como se houvesse um reunião presencial ou algo parecido, preparando-o para o “próximo passo”.
Lembre-se, clientes e leads devem ter um relacionamento próximo com sua empresa, cada qual com o seu conteúdo, mas ambos com o mesmo grau de importância.
Ponto importante: Tudo no piloto automático! Impossível fazer isso manualmente da forma correta.

Nível 5: Aplico soluções caseiras.

 

  • Tento fazer minha newsletter se parecer com uma comunicação em funil.
    • Quando você dispara notícias e promoções periodicamente para sua lista de e-mails, você está longe de alcançar os resultados que o marketing digital propõe.
    • Muitos destes conteúdos são de interesse de pessoas que estão entrando em contato hoje com a sua empresa e vão perder a oportunidade de receber informações importantes dos e-mails enviados no mês passado, por exemplo.
    • Por isso existe o conceito de funil, onde cada lead vai receber a mesma sequência de comunicação, de forma automatizada e atemporal.

 

  • Delegar o Marketing Digital para o seu sobrinho (ou estagiário).
    • Seu sobrinho ou estagiário da geração Y entende tudo de internet, sites e Facebook. É provável que seja verdade!
    • O que talvez ele não conheça são técnicas de automação de envio de e-mails, escrita de e-mails persuasivos, estatísticas de aberturas de e-mails e comportamentos, etc. e é isso que você precisa para o seu negócio.
    • Se ele tem garra e potencial, com a ajuda de da ferramenta correta de automação, poderá ajudar a sua empresa a utilizar o Marketing Digital para potencializar seus resultados.

 

Resumindo os problemas básicos do Marketing Digital:

  • É hora de saber o que é Marketing Digital, seus conceitos e suas possibilidades.
  • Crie um canal de relacionamento com seus clientes para fornecer valor e fortalecer a sua marca.
  • Crie uma sequência de e-mails que empurre os seus leads para os braços da sua equipe comercial.
  • Não utilize a comunicação apenas para vender, mas sim para gerar valor para seus clientes, leads e para você.
  • Não tente fazer as atividades do Marketing Digital de forma amadora ou manual, não vai funcionar.
  • Utilize uma ferramenta que o ajude na automatização das atividades e permita monitorar os resultados.

 

O Marketing Digital é muito mais amplo do que as questões aqui comentadas, mas resolva uma questão de cada vez.

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