Teoria das Restrições: o que é e como pode te ajudar.

O que é a Teoria das Restrições.

A Teoria das Restrições (TOC) é uma filosofia de gerenciamento sistêmico, baseada na aplicação de princípios e métodos das ciências exatas às organizações humanas.

É aplicada à operação e melhoria contínua de organizações humanas de todos os tipos (empresas privadas, empresas públicas, organizações militares e igrejas, etc.) e é reconhecida por seus resultados rápidos e surpreendentes.

 

“A TOC é mais do que um conjunto de ferramentas e técnicas, embora certamente as contenha. Ela é, fundamentalmente, uma mudança de paradigma que exige que pensemos sobre nossos problemas e soluções, nossas metas e objetivos, políticas, procedimentos e medições, de uma forma diferente.”

 

Os conceitos e ferramentas da TOC estão voltados para um foco predominante: viabilizar um processo de melhoria contínua nas organizações.

A TOC foi idealizada e desenvolvida pelo Dr Eliyahu Goldratt desde 1980 e nasceu como uma das mais poderosas e contestadoras teorias no campo da Engenharia de Produção e da Administração.

Foi apresentada e ganhou popularidade no livro “A Meta” (The Goal) em 1984, mostrando uma aplicação num ambiente de fábrica. Desde então tem sido ensinada em cursos de Administração, Engenharias e MBAs pelo mundo todo.

 

 

Foco

Se quisermos definir a TOC em uma única palavra, esta palavra seria: FOCO.

Dr. Goldratt (o criador da TOC) escolheu o que considerou a melhor definição para esta palavra: “Foco: fazer o que deve ser feito”.

Em qualquer organização, há uma séria de medidas que podem contribuir para o seu desempenho. Não conseguimos utilizar todas as medidas favoráveis porque não temos tempo, dinheiro e recursos suficientes. Porém, quanto mais fizermos, melhor!

Pareto (Vilfredo Pareto), com sua regra 80/20, nos mostrou que 20% dos elementos contribuem com 80% dos resultados. Então, se não podemos fazer tudo, é extremamente importante decidirmos em que devemos focalizar. Entretanto, como próprio Pareto ressaltou, a regra 80/20 só funciona quando não há nenhuma interdependência entre os elementos do sistema.

Mais interdependências e variabilidades tornam mais extrema esta proporção.

Nas organizações, existem inúmeras interdependências e uma variabilidade considerável, por isso, o número de elementos que determinam o desempenho deste sistema (organização) é extremamente pequeno.

Seguindo Pareto, podemos afirmar que, nas organizações, 0,1% dos elementos determina 99,9% do resultado. E isto dá um novo sentido à palavra FOCO.

 

“Focalizar tudo é sinônimo de não focalizar nada”.

 

 Como a Teoria das Restrições pode nos ajudar?

Ao adotar uma visão sistêmica e focada na relação de causa e efeitos dos pontos de com relação do desempenho global, Goldratt criou novos conceitos e aplicações de gerenciamentos para diversas áreas do conhecimento humano, como:

• logística  (Tambor-Pulmão-Corda),
• marketing,
• vendas,
• medidas de desempenho, contabilidade (contabilidade de ganhos).
• gerenciamento de projetos (corrente crítica).
• TI e software,
• saúde,
• educação,
• vida pessoal, etc.

Muitos consideram a contribuição mais importante da TOC as ferramentas do Processo de Raciocínio. Elas empregam uma estrutura e linguagem para esquematizar a verdadeira relação de causa e efeito na definição de produtos e na exposição de conflitos e suas respectivas soluções.

Dr. Goldratt desenvolveu e ensinou o seu próprio método de resolução de problemas, que se baseia na utilização do fundamento científico da lógica de causa e efeito, incluindo etapas de verificação e validação, além de tratar do comportamento dos envolvidos.

Estas ferramentas são capazes de responder perguntas como:  O que mudar?   Para o que mudar?   E como realizar a mudança?

O Processo de Raciocínio e  suas ferramentas estão sendo ensinado e utilizado em todos os níveis de educação, da pré-escola a pesquisas de doutorado.

 

Eli Goldratt, o autor.

Eli Goldratt (Eliyahu Moshe Goldratt) nasceu em Israel em 31/03/1947 e foi um educador, autor, cientista (formou-se em Física), líder de negócios e filósofo.

Mas foi, antes de tudo, um pensador que provocava os outros a pensarem. Um “matador de vacas sagradas”, Dr. Goldratt exortava sua audiência a examinar e reavaliar suas práticas de negócio através de uma visão diferente e nova.

Foi o autor de “A Meta” (“The Goal”), um livro texto de negócio escrito em formato de novela, disfarçado como uma história de amor, que se tornou um best-seller e carrega a essência da Teoria das Restrições.

A novela “Corrente Crítica” (“Critical Chain”) revela as razões pelas quais os projetos nunca terminam no prazo, ou dentro do orçamento, ou dentro das especificações, e desenvolve uma abordagem alternativa da TOC para gerenciar projetos.

A novela “Necessária Sim, Mas Não Suficiente” (“Necessary But Not Sufficient”), publicada em 2000, revela que, embora a nova tecnologia possa ser necessária para realizar grandes melhorias, ela não é suficiente para atingir os resultados. A tecnologia (equipamentos e softwares), por si só, não realiza, mas simplesmente permite ou cria a oportunidade para a realidade mudar. Para a suficiência, as regras também precisam mudar.

Em 2008 ele publicou “A Escolha” (“The Choice”), mostrando como aplicar a TOC à vida pessoal. Também no formato de novela, mostra um diálogo entre Goldratt e sua filha, Efrat, PhD em Psicologia Organizacional, buscando resolver um conflito existencial fundamental: o ser humano aspira a uma vida fácil ou a uma vida plena? E o que deve fazer para alcançar essa meta?

Em 2002, Dr. Eli Goldratt fundou o Goldratt Group, também criando a Goldratt Consulting e Goldratt Schools, com o propósito de “Tornar a TOC a forma principal de gerenciar organizações”. O Goldratt Group visa colocar qualquer sistema, grande ou pequeno, com ou sem fins lucrativos, em um processo de melhoria contínua.

Dr. Goldratt investia seu tempo escrevendo, palestrando e em consultorias, além de viagens, pensando e sendo tão provocador como sempre, até a sua morte, em 11/06/2011.

Eliyahu Goldratt
Eliyahu Goldratt

1 comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *