Por que eu não ganho dinheiro?

É comum encontrar pequenos empreendedores dizendo:

  • “Eu não saio do vermelho.”
  •  “Trabalho muito, mas não sobra nada.”
  • “Como sei se estou tendo lucro?”

São perguntas cuja resposta não é única, nem tão pouco simples, mas há esperança. Se você está nesta situação, ou quer ajudar alguém que esteja, acompanhe este raciocínio.

A maioria dos pequenos empreendedores “executa” modelos de negócio já consagrados e em mercados “existentes” onde, com certeza, estará competindo com outros negócios, pelos mesmos clientes.

Muitos empreendedores bem sucedidos provavelmente tiveram uma “luz”, uma ideia que, mesmo nascida instintivamente ou aprendida com o tempo, resultou na adaptação de uma ou mais áreas do seu modelo de negócio, criando assim o diferencial propulsor de suas empresas.

Se você ainda não foi iluminado por esta “ideia” na prática, saiba que você é a regra e não a exceção. O melhor caminho é fazer como milhares de empreendedores do mundo todo e recorrer às ferramentas disponíveis.

No já consagrado livro Modelagem de Negócios, (comentado por Nei Grando em seu blog), o autor, Alexander Osterwalder, fala sobre os principais componentes de um modelo de negócio. Talvez não baste apenas desenharmos e conhecermos o “nosso” próprio modelo. Ao competir com outras empresas pelos mesmos clientes nós precisamos conhecer o modelo dos nossos concorrentes, para então entendermos o quê fará o cliente discar o nosso número de telefone ao invés do número do concorrente.

A mudança considerável em um ou mais componentes do nosso modelo de negócio é conhecida como “pivô” e representa uma “mudança de rumo” para a empresa. É quase um começar de novo, mas agora com mais experiência. Empresas de todos os portes e segmentos (desde a pastelaria até a startup digital) tem utilizado com sucesso a modelagem de negócios, seja para se estabelecer, ou crescer, ou para não morrer.

Se quiser ir mais longe e entender melhor o seu cliente, não pare por aqui. Conheça o “Modelo de Desenvolvimento de Clientes”, criado pelo americano Steve Blank, seguido pela maioria das Startups.

Conhecer o seu ganho, despesa operacional, lucro líquido e investimento total também permitirá a você saber o reflexo das suas decisões no resultado da empresa. Para isso a Contabilidade de Ganhos é a ferramenta ideal.

Nós acreditamos que ao seguir as ligações deste texto e fazer o dever de casa, você ganhará bastante “munição” para atirar nos problemas que o afligem e para obter as respostas para as perguntas que introduziram esta questão.

Lembre-se: Você é o maior especialista na sua empresa e também é a pessoa que mais pode fazer algo por ela.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *