Como planejar 2016 na sua empresa.

Você está satisfeito com os seus resultados? Você tem um planejamento?

Se você é empresário não vai se arrepender de ler todo este post, que é mais longo do que de costume.

Se você está satisfeito, um alerta! Você acredita que está utilizando o todo o seu potencial? Você não poderia fazer diferente e aproveitar ainda mais oportunidades?

Mas se você não está satisfeito, eu te pergunto:
O que você vai fazer agora para transformar 2016 no ano da sua empresa?

Talvez você não saiba, mas o que permite a qualquer empresa alcançar resultados extraordinários é o planejamento estratégico.

Ao contrário do que você imagina, o mais avançado método de planejamento utilizado no mundo está ao alcance da sua empresa. (Se você pensou em BSC, SWOT e outras ferramentas de planejamento deste tipo, eu lamento, mas você errou! 🙂

Este método vai ajudá-lo a:

  • revelar as suas verdadeiras prioridades,
  • desenvolver soluções inovadoras,
  • planejar as mudanças necessárias para fazer as coisas acontecerem,
  • abrir o caminho para que a sua empresa alcance resultados extraordinários.

(Eu escrevi sobre resultados extraordinários neste outro post).

É incrível que, mesmo sendo capaz de ajudá-lo em tudo isso, ainda possar ser simples, consumir pouco tempo e ser desenvolvido pela sua própria equipe.

Um grande erro cometido por todos os negócios é tentar definir intuitivamente quais são as suas reais prioridades.

Na verdade, sem um processo correto, é quase impossível estabelecer a verdadeira relação de causa e efeito das suas questões internas. Então as prioridades acabam definidas por critérios subjetivos.

Ao errar o foco, você acaba investindo tempo, atenção e recursos resolvendo problemas que, na verdade, são apenas “sintomas” de questões mais profundas. Mesmo nas iniciativas bem sucedidas, o impacto nos resultados é muito pequeno para ser comemorado e não representa grandes mudanças.

Mas quando você determina o foco nos problemas corretos, abre o caminho para desenvolver soluções com grande potencial transformador. Você trabalhará nos problemas-chave e poderá encontrar pontos de alavancagem capazes de gerar o maior impacto possível, mesmo quando aplicar tempo e recursos limitados.

Mas atenção, “soluções criativas” se transformarão em “soluções inovadoras” somente quando você souber como colocá-las em prática. Você estudará a viabilidade das suas soluções e definirá os passos necessários para implantar cada uma delas.

Ao aplicar esta metodologia de planejamento, você será capaz de percorrer estas 3 etapas essenciais:

  • descobrir as verdadeiras prioridades e determinar o foco correto,
  • desenvolver soluções inovadoras,
  • planejar as mudanças necessárias para fazer as coisas acontecerem.

É maravilhoso, concorda? Estabelecer o foco consciente das suas ações, criar soluções que farão a diferença e saber que tudo isto estará detalhado em um plano de ação, que será desenvolvido com a colaboração e o empenho da sua própria equipe.
Imagine só quanto engajamento você poderá criar, sem contar a solução do tradicional problema de “falta de comunicação” da empresa.

Isso pode ser viável para você, mesmo que nunca tenha realizado um planejamento antes e mesmo tendo uma equipe bem “enxuta”.

Eu criei um pequeno material (PDF), que detalha como funciona o processo, na prática, deste método de planejamento.
Nele são respondidas as principais questões, como:

  • quanto tempo leva?
  • quem da equipe deve participar?
  • como fica documentado o resultado?
  • qual o valor do investimento?
  • qual o horizonte de tempo aplicado?
  • o processo pode ser aplicado em um novo negócio que sequer foi aberto?
  • qual o custo de “não fazer” este planejamento?

Por favor, deixe seu comentário aqui abaixo, para eu poder enviar este material com os detalhes para você.

Transforme 2016 no ano da sua empresa.

Designed by Freepik

13 Comentários


  1. Yuri, por favor enviar o material, e conversamos mais sobre ele.

    Responder

  2. Gostaria de saber melhor

    Responder

  3. Gostaria de receber o material. Grato.

    Responder

  4. Interessante, gostaria de saber mais.

    Responder

  5. Oi Yuri,
    Achei muito interessante a sua abordagem sobre foco nas ações, concordo plenamente. Aguardo o material.

    Responder

  6. Gostaria de receber o material.

    Responder

  7. Achei bem interessente e quero saber mais Yuri. Estou aguardando o envio, obrigado.

    Responder

  8. Gostaria de saber mais sobre está ferramenta.

    Responder


  9. Gostaria de receber o material para testar na prática.

    Responder

  10. Boa noite senhor Yuri eu gostaria de receber o documento em pdf

    Responder

  11. Muito interessante essa matéria Yuri!
    Yuri, por favor vc tem algum material sobre Gestão de Competências? mais especificamente o questionário a ser aplicado aos colaboradores e o mêtodo de tabulação das respostas …
    Obrigada.

    Responder

    1. Olá Iara, infelizmente não tenho o material pedido. Mas não deixe de seguir o blog. Um abraço.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *